,

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Top 5 sinais de que os vampiros dominarão o final dos anos 2000


Matéria que achei lá no yahoo. Muito bacana,vale a pena ler.
Lógico que tem nossa paixão : Twilight.


Pois é! Comecei o ano descumprindo minha promessa do post anterior. Eu não fiz o tal balanço de 2008. Nada de top 10 melhores discos, top 20 melhores filmes, ou top 40 melhores séries de televisão (perceba que o ano puxou pro audiovisual). Entretanto, começo 2009 fazendo a sumarização de uma tendência. Um certo grupo de predadores parece voltar a tona. Se você se lembra da segunda metade dos anos 90, talvez isso não seja novidade. Naquela época, Lestat, Angel e Buffy surgiram pra retomar a vampiro-mania. Nessa segunda metade dos anos 2000, eles voltam literalmente dos túmulos para os mais diversos certames da cultura pop. Seguem os 5 sinais de que os vampiros voltaram pra ficar:

5) Banda: "Vampire Weekend" - Pode não ser minha praia, união de indie rock e com música popular africana (conceito tão amplo e difuso que nem sei se aplica). Entretanto, a combinação feita por essa banda nova-iorquina até que combina bem com o espírito da nossa época. Nem vou falar de globalização, mas de vampirização mesmo. Afiando seus dentes num experimentalismo tribal, os integrantes do Vampire Weekend, liderados por Ezra Koenig, criaram um dos mais distintos novos sons de 2008. Seu disco, lançado no começo do ano passado tem sucessos certeiros com a tríade "Oxford Comma", "Mansard Roof" e o single mais famoso "A-Punk".

4) Animação: "Vampire Knight" - Quando pequena Yuki foi atacada por um vampiro e salva por outro, Kaname Kuran. Agora, 10 anos depois, Yuki é a filha adotada pelo diretor da academia de Cross e o seu trabalho é proteger os alunos diurnos (humanos) dos alunos noturnos (vampiros), e acima de tudo, evitar que eles se encontrem. O enigmático vampiro Kaname lidera o grupo de alunos noturnos, ao mesmo tempo em que tenta se aproximar dos alunos diurnos. No avançar da história (a princípio leve e descompromissada), é revelada a verdadeira origem de Yuki, a sua verdadeira família e a sua verdadeira identidade... A série começou em 2007, ganhou continuação em 2008 e terminará agora em 2009.

3) Livro: "Crepúsculo" - Se você não esteve enfurnado numa cova profunda, já ouviu falar do fenômeno literário que pretende rivalizar com Harry Potter chamado "The Twilight series". Os livros da autora americana Stephenie Meyer, contam a singela e pueril história de Isabella "Bella" Swan, moradora da iluminada cidade de Phoenix que, num lance do destino, acaba sendo levada para a chuvosa Forks, numa das pontas obscuras dos Estados Unidos. Entretanto, é nesse novo e úmido cenário, que Bella conhece Edward Cullen, o príncipe encantado de 9 entre 10 adolescentes que, por acaso, é um vampiro centenário preso no corpo de um adolescente eterno. De trama, é isso. O resto é romance digno de boas futuras sessões da tarde. Li apenas o primeiro livro, e aguardo os outros cairem em minhas mãos.

2) Série: "True Blood" - Mesmo baseada também numa série de livros criada por Charlaine Harris, "True Blood" se mostra algo completamente diferente. Aqui iremos falar não dos livros (que nunca li), mas da excelente série criada por Alan Ball para a HBO. Tudo começa com Anna "Vampira" Paquin, interpretando Sookie Stackhouse, uma garçonete com poderes telepáticos que, acidentalmente, se apaixona por Bill Compton, um temido vampiro que se mudou de volta para a até então pacífica cidade de Bon Temps. No entanto, diferente de Bella e Edward, Sookie e Bill vivem num mundo que sabe da existência dos vampiros e que abomina a união dos dois. Sofrendo os preconceitos do povoado conservador da Lousianna, os dois se vêem envolvidos não apenas um com o outro, mas também com um perigoso assassino que elimina todas aquelas que entram em contato com os sugadores de sangue. Falar mais é entregar a trama e seus ótimos coadjuvantes. Corre lá pra assistir.

1) Filme: "Vampire Lesbian Killers" - E que tal falar de algo que eu não assisti ainda? Não, eu não irei fazer o Zeca Camargo e dizer "não vi e já gostei", mas usarei isso para provar meu ponto inicial: os vampiros estão de volta. Agora em 2009, chega as telas (no Brasil, possivelmente aos DVDs), mais uma sensação vampírica do cinema independente. O título já diz tudo! No filme, James Corden e Matthew Horne interpretam os dois caçadores de vampiros que desafiam uma horda homossexual de chupadoras de sangue. A direção é de Phil Claydon. E o trailer você vê aqui ó!

E aí? Preparado para se deixar morder por mais uma dose maciça de cultura pop em 2009?

ps: odeio essas comparações com Harry Potter. Será que não da pra deixar cada um de um lado?


Matéria original aqui.

Um comentário:

Thata disse...

Tb já cansei de todas as comparações com Harry Potter... será que ninguem mais poderá ter algum sucesso literario sem ser comparado ao Harry Potter humpf!!!
Bjos =]